TRADUTORES

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Um pouco de história: a saúde em Goiás

 
Por Juliana Valim
Foi após a Revolução de 1930, pegando carona ao projeto do Governo Vargas, que foi criado o projeto desta área.

1937 - Goiânia não dispunha de hospital público quando propôs a construção da Santa Casa, primeiro hospital da capital. Em todo o estado de Goiás nesse período podia se citar como instituições para o cuidado com os doentes o Hospital São Pedro de Alcântara criado na antiga capital em 1825 e o Hospital Evangélico de Anápolis, construído por iniciativa particular na década de 1920.
1950 - Os governos passaram a observar a medicina com situação para o bem social, diretamente ligado ao crescimento e valorização da capital.
1977 -
Criou INAMPS ( Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social.

1980 -
Nesta década, a população assistiu a uma ampliação desse setor com o aumento das unidades de saúde no interior crescendo de 500 para 1.500 o contingente de médicos contratados, a implantação dos cais e a construção do hospital de urgências (Hugo) de Goiânia.1986 - Foi realizada a 8ª Conferência Nacional de Saúde, e no ano seguinte se criou o SUDS – Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde, que representou a desconcentração das atividades do INAMPS para as Secretarias Estaduais de Saúde.

1988 - Foi criado, por decreto federal, os Sistemas Unificados e Descentralizados de Saúde - SUDS, que deu origens a convênios específicos, celebrados entre a União e estados, a saúde passou a gozar de maior relevância no cenário nacional, culminando com a Carta Constitucional de 1988, que criou um sistema de seguridade social, com três áreas solidárias, mas distintas entre si: a saúde, a previdência social e a assistência social.

1990 – Em 7 de março de 1990, transferiu o INAMPS do Ministério da previdência para o Ministério da Saúde.

1993 – Em 27 de julho de 1993 o INAMPS foi extinto dando suas atribuições ao SUS.2011 – Em Goiás, médicos do município paralisam suas atividades por 20 dias, o movimento começou primeiro porque faltam condições mínimas de trabalho. Os médicos estavam fazendo vaquinhas para comprar água e faltam insumos básicos, como medicamentos e gaze. Os médicos reivindicam basicamente melhores condições de trabalho, aumento salarial e nomeação de médicos como diretores-técnicos das unidades de saúde. O presidente do sindicato diz que o salário-base dos médicos é de menos de R$ 2 mil, e que piso da Federação Nacional dos Médicos de R$ 9.188,22, deve ser o ponto de partida para negociações.
Nas primeiras décadas do século XX, período que ainda era dominado pelo coronelismo e pelas oligarquias rurais. Goiás era governado por fazendeiros, que o faziam como extensão das próprias fazendas. Neste período ainda não existiam projetos políticos voltados à saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário