TRADUTORES

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Luta pela melhoria do Código Florestal

Por Mariana Ferreira

Foto: Internet
O Comitê Brasil em Defesa das Florestas e Desenvolvimento Sustentável está recolhendo assinaturas para apresentar ao Senado Federal, o abaixo assinado contra o Projeto de Lei da Câmara - PLC 30/2011, que traz modificações maléficas para o Código Florestal Brasileiro.


A proposição já iniciou sua tramitação no Senado e possui a seguinte ementa: dispões sobre a proteção da vegetação nativa, altera a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981; Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996; e a Lei nº 11.428, de 22 de dezembro de 2.006. Ainda revoga a Lei nº 4.771, de 15 de dezembro de 1.965; a Lei nº 7.754, de 14 de abril de 1989; e a Medida Provisória nº 2.166.67, de 24 agosto de 2001.


O Comitê alega que a aprovação deste PLC é um retrocesso à legislação ambiental brasileira; diminui a proteção de beiras de rios, encostas, topos de morros, mangues e veredas em todo o país; enfraquece o combate ao desmatamento e incentiva a ilegalidade; acaba com a função sócioambiental da propriedade; contribui para o agravamento das mudanças climáticas; anistia multas e crimes ambientais, incentivando a cultura da impunidade. Para eles, é injusto com quem cumpre a lei.


Novas sugestões para compor o Código Florestal são dados pelo Comitê como: a garantia efetiva a conservação e uso sustentável das florestas em todos os biomas brasileiros; o tratamento de forma diferenciada e digna aos agricultores familiares e populações tradicionais; considerar os avanços da ciência; garantir a recuperação florestal das áreas ilegalmente desmatadas; reconhecer e valorizar quem promove o uso sustentável.


Leia o Projeto de Lei na íntegra:
 PLC 30/2011


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ministro do Turismo: Boa escolha?

Por Blenda Maraisa

Se a Presidenta da República, Dilma Rousseff(PT), está trocando seus ministros a cada turbulência de corrupção, pelo visto é melhor ela apertar os cintos que tem mais turbulência (denúncias) à vista.

De acordo com a publicação do jornal O Estado de São Paulo nesta quinta-feira, 15, o atual ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB-MA), tem pontos em comum com o antigo ministro, Pedro Novais (PMDB-MA).

Ainda segundo a publicação, os dois políticos estão na lista de um empreiteiro, apreendida pela Polícia Federal, os quais recebiam doações e ajuda de campanha.

Será que Dilma fez uma boa escolha?



Confira a matéria na íntegra:
Ministro do Turismo recebeu doação de empresa acusada de fraudes

Leia mais: Novo ministro do Turismo fez emendas para feudo eleitoral

Reforma Política


Fonte: Internet
Por Blenda Maraisa

Anápolis, nesta sexta-feira, 16, será o palco de mais uma discussão sobre a tão sonhada reforma política. A iniciativa é da Câmara Municipal, na qual promove uma audiência pública para debater o tema que está sendo bem repercutido no Congresso Nacional, como em todo o País, porém, e até o momento, nenhuma diretriz foi firmada.

O debate será realizado às 10 horas e contará com a presença do único representante do Governo Federal no município, o deputado federal Rubens Otoni (PT), e irmão do prefeito da cidade, Antônio Roberto Gomide (PT).
Fonte: Internet
O parlamentar que tem se afastado muito do município nos últimos meses, alvo até de questionamentos em não participação nas atividades representativas do Governo Federal no município pela imprensa local, comparece na cidade para a atividade.

Além da Reforma Política, a imprensa local e a comunidade no plenário estarão interessados em saber do deputado sobre as novas turbulências que vem ocorrendo no Governo Dilma e, principalmente, sobre seus planos em comum acordo com o Partido dos Trabalhadores sobre os rumos de 2012 para o município e 2014 para o Estado.

Novo ministro na área


Por Mariana Ferreira

Após a entrega da carta de demissão de Pedro Novais(PMDB) à Presidenta Dilma Rousseff (PT), na última quarta-feira, 14,o  nome do novo Ministro do Turismo foi anunciado.  O novo chefe da Pasta será o deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA). A posse está prevista para esta sexta-feira, 16.

Foto: Gabriel Castro / Revista Veja On Line
Gastão Vieira assume o Ministério do Turismo

Mas o comentário que ronda a cúpula do governo é de que o ex-ministro terá que explicar sobre as denúncias de uso indevido da verba pública para arcar com suas despesas pessoais. Vamos esperar os próximos capítulos da faxina de Dilma.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Educação: IFG em Anápolis

Os ânimos se alteraram durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal em Anápolis

Por Blenda Maraisa

Nesta quarta-feira, 14, durante Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Anápolis, o vereador Wesley Silva (PMDB) questionou o vínculo de compromisso, criado em 2007, entre a Prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) com sede no município.

O presente vereador, que é presidente da Comissão de Educação na Casa, solicitou o acréscimo no projeto aprovado, a cópia dos termos que foram firmados em 2007, ainda na antiga administração municipal ao qual era coordenada pelo ex-prefeito, Pedro Sahium (sem partido).
                                                                                                             Fonte: Internet
Fernando Cunha: líder do PSDB na Câmara Municipal
O questionamento na sessão foi sobre a votação do projeto que determina a contrapartida do município nessa parceria, o qual estabelece a doação de 200 carteiras escolares, computadores e impressoras para a unidade de ensino.


Para o vereador Fernando Cunha (PSDB), a parceria entre o IFG e o Poder Executivo é importante, mas questionou o porquê do projeto ser apresentado e votado só agora, tendo em vista que os objetos já foram entregues ao Instituto no ano passado. “Gostaria de saber se essa Casa tivesse vetado esse Projeto, queria ver onde o Prefeito iria colocar essas carteiras e computadores já entregues no ano passado”, alfinetou.

 Fonte: Internet
Assef Naben (PMDB) aliado ao Poder Executivo

O peemedebista, Assef Naben, defendeu a atitude do prefeito e afirmou que dependendo da forma como estão tratando o caso, passa a impressão de que o projeto estivesse com ilegalidades. “É importante a gente saber, muita coisa precisa ser revista. Antes de atirarmos a pedra, precisamos olhar o nosso teto de vidro. Precisamos pensar no crescimento da cidade”, destacou.

Nada contra a educação, nada contra com a cooperação do Estado e da União, mas sou obrigada a concordar com o vereador Fernando Cunha, pela forma como estão sendo tratados os vereadores. Como que um projeto chega para ser votado agora, sendo que a doação dos objetos tecnológicos já foram realizados em 2010? Para quê essa votação agora? Eu quero é um ato legal e este está sendo um ato ilegal. Estamos sendo tratados como se não precisassem de nossa aprovação para as coisas acontecerem”, afirmou a vereadora Gina Tronconi (PPS).

Resumindo: a discussão foi grande, como mais um dia na Câmara Municipal, mas o projeto foi aprovado.

E lá se vai mais um...

Por Blenda Maraisa
Está se tornando corriqueiro as saídas dos ministros do governo da Presidenta Dilma Rousseff (PT). Os escândalos de corrupção tomaram conta do governo e obrigou a Chefe de Estado a tomar atitudes contra essa nuvem negra que está pairando sua administração, intitulada pela imprensa como “faxina ministerial”, mas parece que o trabalho ainda está pela metade.

Fonte: Internet
Pedro Novais (PMDB) pede demissão do Ministério do Turismo
Nesta quarta-feira, 14, o até então ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB), entregou sua carta de demissão à Dilma. Ao todo, foram cinco ministros que deixaram o governo em nove meses de gestão. Uma reavaliação na composição desse governo é necessária.

Será que com essas turbulências, Dilma conseguirá finalizar seu governo de forma técnica como tem demostrado ser ou precisa mais de um jogo de cintura político? Será que com esses problemas, seu nome ainda será mais uma opção do Partido dos Trabalhadores para uma possível reeleição em 2014? Será que vem Lula lá...?!

Pode ser muito cedo para se julgar ou avaliar, mas que as coisas estão muito estranhas por Brasília não dá para negar.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Saúde: discussão na Câmara Municipal

Por Blenda Maraisa

Durante a sessão desta terça-feira, 13, os vereadores de Anápolis discutiram sobre questões de saúde no município. O ponto chave da discussão foi o repasse da prefeitura para a Maternidade Dr. Adalberto Pereira da Silva, localizada na região central da cidade, no valor de R$ 200 mil, dividido em quatro parcelas.

                                                                                                                                                                                              Fonte: Internet 
Sírio Miguel (PSB)


O líder do prefeito na Casa, Sírio Miguel (PSB), o Sirinho, defendeu a prefeitura, mas reconhece os problemas enfrentados no município em especial o caso da Maternidade Dr. Adalberto. Para o vereador, a atual situação se deve as antigas administrações do hospital e que a nova administração está empenhada em resolver a situação.

 Fonte: Internet
Gina Tronconi (PPS)
De acordo com a vereadora Drª Gina Tronconi (PPS), se o hospital não obter ajuda, infelizmente a Maternidade Dr. Adalberto corre o risco de fechar. “O valor oferecido ainda é pouco, mas já contribuirá com as despesas do hospital que não pode deixar de funcionar”, destacou.

Após inúmeras argumentações, o repasse foi aprovado de forma unânime.

Saiba mais: Câmara aprova repasse de R$ 200 mil para Maternidade

 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Enquanto isso no PR anapolino...

Por Blenda Maraisa

Outra novidade na política anapolina essa semana foi o pedido de afastamento do vereador Valmir Jacinto (PR), conhecido como Cabo Jacinto, de sua legenda partidária. Segundo fontes, a iniciativa surgiu em função de companheiros de partido a nível nacional terem participado de envolvimentos de corrupção no referido Ministério dos Transportes.

Fonte: Internet
Vereador Valmir Jacinto (PR)
A decisão só será anunciada frente ao Tribunal Regional Eleitoral no mês de outubro, quando se encerra as filiações partidárias para a disputa ao pleito de 2012. Atualmente, o vereador está articulando sua ida para o PTC, o qual tem como líderes maiores do partido: Adhemar e Onaide Santillo.

Leia mais: Vereador prepara saída de partido


Nacional:
Para quem não se lembra, Jacinto se tornou conhecido também nacionalmente por solicitar, durante sessão solene na Câmara Municipal, um minuto de silêncio pela morte do terrorista Osama Bin Laden .

Saiba mais: Vereador pede 1 minuto de silêncio para Bin Laden


Eleições 2012: Começou o jogo

Por Blenda Maraisa

 
Fonte: Internet
Alexandre Baldy (SIC)
As especulações para o jogo político a ser definido para as eleições 2012 estão esquentando em Anápolis. Esse final de semana, uma possível parceria entre o ex-prefeito Adhemar Santillo (PTC) e ex-PMDB; com o então secretário estadual de Indústria e Comércio (SIC), Alexandre Baldy, sem partido, visando a prefeitura municipal foi questionada entre a imprensa local.

Muita imaginação e especulação pra pouco fundamento, mas... segundo os articuladores a intenção é fortalecer o PTC no município, aliado do PSDB, e claro, desestabilizar o atual prefeito Antônio Roberto (PT), candidatíssimo a releição; como já dissemos anteriormente nesse Blog.

A sugestiva chapa teria como candidato a prefeito o secretário da SIC e a vaga de vice seria ocupada por Santillo. O que pode crescer com essa suposta chapa e parceria é demonstrar força contra o aparente concorrente forte, que atualmente é Gomide.
                                                                                                                                                                                                   Fonte: Internet
Ex-prefeito Adhemar Santillo (PTC)
Toda essa articulação entre os Santillos, na época do PMDB e o PT é histórica e todos que aqui moram conhecem as diferenças entre os partidos. Mesmo hoje, a família Santillo não sendo mais do PMDB, o partido está tentando também lançar candidatura própria, não seguindo uma determinação nacional em apoiar o partido petista, principalmente encabeçando uma chapa de releição.

A luta continua....

                                                                                    Fonte: Internet
Por Mariana Ferreira
                      
Após o sucesso de adesão da Marcha Contra a Corrupção, os organizadores da manifestação querem estender suas ações.

Ganhado fôlego a cada dia, a próxima ação será o recolhimento de assinaturas para apresentar um Projeto de Lei, de iniciativa popular, com o intuito de acabar com o voto secreto no Congresso Nacional.

Mais...